Psicoterapia e suas modalidades: um pouco do meu trabalho


 Muitos me interrogam, como é meu trabalho? Quais são os tipos de atendimento que eu faço? com que frequência acontecem os encontros?
              Então redigi o texto a seguir para apresentar meu trabalho na psicologia clínica:

Crianças: Psicoterapia de crianças e Avaliação Psicológica da criança

Adolescentes: Psicoterapia de adolescentes e Orientação Profissional

Adultos: Psicoterapia individual e Psicoterapia de Grupo, casal e família

A psicoterapia com crianças e adolescentes se desenrola a partir do mundo do próprio paciente, o lúdico, o brincar, o sensorial e, também, através da fala. Crianças brincam, e ao brincar elas dão significados aos seus questionamentos, no desenvolvimento da brincadeira elas compreendem a problemática que as envolve e podem resolvê-las ao seu modo. Muitas vezes, a compreensão de uma situação que parece tão singular e singela aos olhos dos adultos, pode ser para a criança um grande desafio, e por vezes, essa incompreensão gera uma série de eventos, sentimentos e comportamentos desagradáveis para ela e para seu mundo. O trabalho se inicia com a procura por um dos pais ou responsáveis por ajuda, desse modo a psicoterapia com crianças engloba a participação ativa e responsável da família e a cooperação da escola, essa tríade permite um processo terapêutico coeso e unidirecional, onde o primeiro beneficiado será a criança e, com ela seu mundo também se beneficiará, ou seja, família e escola. Esta participação se dá nos encontros terapêuticos e nas reuniões com a escola.

No caso dos adolescentes as transformações transcendem o social, está dentro do seu próprio corpo, uma ebulição fisiológica e ideológica está prestes a eclodir. E cada um ao seu modo libera suas pequenas explosões, no espaço do “entre”, entre o ser criança e o ser adulto, o adolescente fica sem lugar. Não pode se comportar irresponsavelmente pois já não é mais criança, não pode agir com autonomia pois ainda não é adulto. Ou seja, o adolescente não é!? E para a família este é um momento muito delicado, onde tal ebulição está diretamente ligada ao período escolar crítico de decisões, onde o adolescente precisa de foco e concentração, tudo que ele não tem para oferecer. Como decidir o que será para o resto da vida, se nem ao certo ele, o adolescente, consegue decifrar o que ele é hoje? O trabalho terapêutico consiste na abertura de um espaço onde o diálogo possa acontecer, onde o adolescente possa olhar para si, para o seu mundo e para seu horizonte, clareando suas ideias e permitindo que as decisões sejam tomadas com mais propriedade. A família participa desse processo de modo ativo,  em sessões terapêuticas em conjunto ou separadas, visto que, para que o adolescente se torne um adulto autônomo e responsável é preciso que a família faça uma transição gradual e saudável.

A psicoterapia com famílias e casais acontece sempre com a participação de todos os envolvidos, ou seja, na terapia de família, a família toda (entenda, família nuclear ou os que moram juntos) deve estar presente e, na terapia de casal ambos os cônjuges devem estar presentes. Ao trabalhar com mais de um paciente/cliente no espaço terapêutico, espera-se que se apresentem ali (microcosmo) as mesmas dinâmicas que acontecem fora dali(macrocosmo) de forma mais rápida do que no processo de terapia individual. São versões múltiplas dos mesmos fatos. O que aconteceu, foi vivenciado no mesmo momento para todos, mas cada um teve a sua experiência e emoções, e consequentemente terá uma verdade diferente para contar ao psicólogo. E é nesse escutar de divergentes ou convergentes e distintas versões que o terapeuta poderá compreender como esses indivíduos se relacionam e de que modo eles podem se escutar e melhorar seus relacionamentos. No momento que o terapeuta alcança o modo como as relações são estabelecidas ele pode a partir da fala e do bem perguntar, abrir a possibilidade dos integrantes, família ou do casal, ampliar seus horizontes dando novos sentidos a situações antigas e iniciar o processo de transformação.

Os serviços especializados como avaliação psicológica da criança e a orientação profissional são trabalhos voltados para um objetivo claro e direto, seus  processos tem duração predefinida e tem a possibilidade da utilização de instrumentos de avaliação e técnicas psicológicas.

            A avaliação psicologica da criança tem a duração mínima de 12 sessões, o processo consiste nos seguintes momentos - criação de vínculo: período destinado a ambientação da criança ao espaço e à terapeuta; sessões direcionadas: encontros onde serão investigadas as queixas principais a partir de testes projetivos e técnicas psicológicas;  sessões livres: encontros em que a criança experimentará o espaço terapêutico e o material lúdico da forma que puder, é nesse momento onde o trabalho é mais rico; anamnese familiar: pode ser uma ou mais entrevistas com os responsáveis ou cuidadores, para o conhecimento da história e da rotina da criança; interface com a escola: encontro com a escola para conhecer como é a criança na escola e trocar experiências. Ao fim do processo, acontece um encontro para que o psicólogo comunique aos responsáveis o que pode ser observado, é o momento de sugerir alguma indicação terapêutica para a criança ou família, aqui caso a família solicite, pode ser entregue um documento (Laudo, parecer ou declaração). Vale sempre lembrar que as avaliações correspondem ao período que foram realizadas e, em caso de diagnóstico, eles são sempre dinâmicos.

A orientação profissional tem a duração de 10 a 12 sessões. O jovem que busca ajuda para decidir sobre qual carreira seguir, encontra-se muitas vezes tão perdido em questões emocionais, questões de identidade, questões relacionais que não consegue concentração e foco para refletir sobre a questão da escolha profissional. Os encontros com o adolescente visam investigar suas aptidões, seus interesses, seus objetivos, auxiliando o processo de escolha profissional. Para tanto os encontros são repletos de atividades e sessões livres que visam num primeiro momento compreender o momento atual do adolescente e suas expectativas para sua vida profissional, para que em seguida, através de técnicas, questionários e pesquisas, possa afunilar o leque de opções e a decisão possa se mostrar. Ao fim do processo, o jovem já tem uma clareza maior do que quer e não quer, e está mais apto para junto coma a família decidir que profissão seguir e qual faculdade escolher.

Como funciona a freqüência de cada tipo de terapia?

Os processos terapêuticos individuais, de crianças, adultos e adolescentes geralmente acontecem em encontros semanais, a salvo situações em que se avalie importante o espaçamento entre as sessões pode diminuir. No caso do atendimento de crianças e adolescentes, podem acontecer sessões adicionais para os encontros com a escola e a família.

No caso de avaliações e orientações a freqüência é semanal.

Os processos grupais, família e casal os encontros  acontecem, geralmente, a cada quinze dias.

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