Psicoterapia e suas modalidades: um pouco do meu trabalho
Crianças:
Psicoterapia de crianças e Avaliação Psicológica da criança
Adolescentes:
Psicoterapia de adolescentes e Orientação Profissional
Adultos:
Psicoterapia individual e Psicoterapia de Grupo, casal e família
A psicoterapia com crianças e adolescentes se desenrola a partir do
mundo do próprio paciente, o lúdico, o brincar, o sensorial e, também, através
da fala. Crianças brincam, e ao brincar elas dão significados aos seus
questionamentos, no desenvolvimento da brincadeira elas compreendem a
problemática que as envolve e podem resolvê-las ao seu modo. Muitas vezes, a
compreensão de uma situação que parece tão singular e singela aos olhos dos
adultos, pode ser para a criança um grande desafio, e por vezes, essa
incompreensão gera uma série de eventos, sentimentos e comportamentos
desagradáveis para ela e para seu mundo. O trabalho se inicia com a procura por um dos pais ou responsáveis por ajuda, desse modo a psicoterapia com crianças engloba a
participação ativa e responsável da família e a cooperação da escola, essa
tríade permite um processo terapêutico coeso e unidirecional, onde o primeiro
beneficiado será a criança e, com ela seu mundo também se beneficiará, ou seja,
família e escola. Esta participação se dá nos encontros terapêuticos e nas
reuniões com a escola.
No caso dos adolescentes as transformações
transcendem o social, está dentro do seu próprio corpo, uma ebulição
fisiológica e ideológica está prestes a eclodir. E cada um ao seu modo libera
suas pequenas explosões, no espaço do “entre”, entre o ser criança e o ser
adulto, o adolescente fica sem lugar. Não pode se comportar irresponsavelmente
pois já não é mais criança, não pode agir com autonomia pois ainda não é
adulto. Ou seja, o adolescente não é!? E para a família este é um momento muito
delicado, onde tal ebulição está diretamente ligada ao período escolar crítico
de decisões, onde o adolescente precisa de foco e concentração, tudo que ele
não tem para oferecer. Como decidir o que será para o resto da vida, se nem ao
certo ele, o adolescente, consegue decifrar o que ele é hoje? O trabalho
terapêutico consiste na abertura de um espaço onde o diálogo possa acontecer,
onde o adolescente possa olhar para si, para o seu mundo e para seu horizonte,
clareando suas ideias e permitindo que as decisões sejam tomadas com mais
propriedade. A família participa desse processo de modo ativo, em sessões terapêuticas em conjunto ou
separadas, visto que, para que o adolescente se torne um adulto autônomo e responsável é preciso
que a família faça uma transição gradual e saudável.
A psicoterapia com famílias e casais acontece sempre com a
participação de todos os envolvidos, ou seja, na terapia de família, a família
toda (entenda, família nuclear ou os que moram juntos) deve estar presente e,
na terapia de casal ambos os cônjuges devem estar presentes. Ao trabalhar com
mais de um paciente/cliente no espaço terapêutico, espera-se que se apresentem
ali (microcosmo) as mesmas dinâmicas que acontecem fora dali(macrocosmo) de
forma mais rápida do que no processo de terapia individual. São versões
múltiplas dos mesmos fatos. O que aconteceu, foi vivenciado no mesmo momento
para todos, mas cada um teve a sua experiência e emoções, e consequentemente
terá uma verdade diferente para contar ao psicólogo. E é nesse escutar de
divergentes ou convergentes e distintas versões que o terapeuta poderá
compreender como esses indivíduos se relacionam e de que modo eles podem se
escutar e melhorar seus relacionamentos. No momento que o terapeuta alcança o
modo como as relações são estabelecidas ele pode a partir da fala e do bem
perguntar, abrir a possibilidade dos integrantes, família ou do casal, ampliar
seus horizontes dando novos sentidos a situações antigas e iniciar o processo
de transformação.
Os serviços especializados
como avaliação psicológica da criança
e a orientação profissional são
trabalhos voltados para um objetivo claro e direto, seus processos tem duração predefinida e tem a
possibilidade da utilização de instrumentos de avaliação e técnicas
psicológicas.
A avaliação psicologica da criança tem a duração mínima de 12 sessões,
o processo consiste nos seguintes momentos - criação de vínculo: período
destinado a ambientação da criança ao espaço e à terapeuta; sessões
direcionadas: encontros onde serão investigadas as queixas principais a
partir de testes projetivos e técnicas psicológicas; sessões livres: encontros em que a
criança experimentará o espaço terapêutico e o material lúdico da forma que
puder, é nesse momento onde o trabalho é mais rico; anamnese familiar:
pode ser uma ou mais entrevistas com os responsáveis ou cuidadores, para o conhecimento da
história e da rotina da criança; interface com a escola: encontro com a
escola para conhecer como é a criança na escola e trocar experiências. Ao fim
do processo, acontece um encontro para que o psicólogo comunique aos
responsáveis o que pode ser observado, é o momento de sugerir alguma indicação
terapêutica para a criança ou família, aqui caso a família solicite, pode ser
entregue um documento (Laudo, parecer ou declaração). Vale sempre lembrar que
as avaliações correspondem ao período que foram realizadas e, em caso de
diagnóstico, eles são sempre dinâmicos.
A orientação profissional tem a duração de 10 a 12 sessões. O jovem
que busca ajuda para decidir sobre qual carreira seguir, encontra-se muitas
vezes tão perdido em questões emocionais, questões de identidade, questões
relacionais que não consegue concentração e foco para refletir sobre a questão
da escolha profissional. Os encontros com o adolescente visam investigar suas
aptidões, seus interesses, seus objetivos, auxiliando o processo de escolha
profissional. Para tanto os encontros são repletos de atividades e sessões
livres que visam num primeiro momento compreender o momento atual do
adolescente e suas expectativas para sua vida profissional, para que em
seguida, através de técnicas, questionários e pesquisas, possa afunilar o leque
de opções e a decisão possa se mostrar. Ao fim do processo, o jovem já tem uma
clareza maior do que quer e não quer, e está mais apto para junto coma a
família decidir que profissão seguir e qual faculdade escolher.
Como
funciona a freqüência de cada tipo de terapia?
Os processos terapêuticos individuais, de
crianças, adultos e adolescentes geralmente acontecem em encontros semanais, a
salvo situações em que se avalie importante o espaçamento entre as sessões pode
diminuir. No caso do atendimento de crianças e adolescentes, podem acontecer
sessões adicionais para os encontros com a escola e a família.
No caso de avaliações e orientações a
freqüência é semanal.
Os processos grupais, família e casal os
encontros acontecem, geralmente, a cada
quinze dias.